BMX

Modalidades: Estrada Mountain Bike BMX Pista Cicloturismo

BMX ou Bicycle Moto Cross é uma categoria iniciada na Califórnia ao final dos anos 60, numa época em que o motocross se tornou um esporte popular nos Estados Unidos. A versão motorizada do esporte foi inspiração para a competição ciclistica. Crianças e adolescentes com o desejo, porém sem os meios, de participar no motocross sanaram seu apetite por corridas em bicicletas em pistas naturais. Esses jovens aventureiros finalizaram a “imitação” vestindo-se com uniformes e equipamentos de motocross. Corridas de BMX são realizadas em circuitos de cerca de 350 metros, incluindo pulos, curvas acentuadas e outros obstáculos. Oito corredores competem em cada round (rounds classificatórios, quartas de final, semi-finais e finais) com os quatro primeiros se qualificando para o próximo round.

Corridas de BMX oferecem muita ação com pouco custo, perto de casa. É fácil entender porque o esporte se tornou um sucesso instantâneo. Na Califórnia o esporte é mais popular do que em qualquer outro lugar. Durante o início dos ano 70, uma federação foi fundada nos EUA. Esse foi considerado o início oficial das corridas de BMX. Ao longo de tal década, o esporte foi introduzido também em outro continentes, entre eles a Europa em 1978.

Em abril de 1981, a Federação Internacional de BMX foi fundada e os primeiros campeonatos mundiais foram celebrados em 1982. O BMX desenvolveu rapidamente uma entidade esportiva única e, após vários anos, claramente tinha mais em comum com o ciclismo do que com o motociclismo e suas regras. Portanto, em Janeiro de 1993 o BMX foi completamente integrado na União Ciclística Internacional.

As principais áreas de atuação do BMX no mundo foram e são os Estados Unidos, Europa e Austrália, enquanto na América do Sul também ganhou força. O BMX foi integrado com muitas Federações de ciclismo nacionais. Atualmente, existem 75 federações nacionais com atividades oficiais de BMX reconhecidas pela UCI. Cerca de 1600 competidores de 32 nacionalidades participaram no Campeonato Mundial de BMX da UCI que foi realizado em Perth, na Austrália, no ano de 2003.

Texto traduzido do site da UCI por Rennan Stelle
Revisão: Thiago Soares

Nossos Parceiros & Apoiadores