Estrada

Modalidades: Estrada Mountain Bike BMX Pista Cicloturismo

Prova de Estrada

O entusiasmo por competições de Ciclismo de Estrada começou no final do século XIX e não parou de crescer desde então. Certas corridas são tão grandes que podem atrair dezenas de milhões de espectadores e são assistidas por telespectadores ao redor do mundo.

A primeira corrida que se tem registro data de 31 de Maio de 1868, realizada no ‘Parc de Saint-Cloud’, em Paris, e foi vencida pelo britânico James Moore.

A primeira corrida de cidade à cidade foi realizada em 7 de Novembro de 1869 entre Paris e Rouen. James Moore novamente foi o vencedor rodando 123 km em 10h e 25 minutos. Os organizadores buscavam promover o ciclismo para demonstrar que a bicicleta poderia cobrir consideráveis distâncias.

O Ciclismo de Estrada se tornou parte dos jogos olímpicos desde a sua primeira edição em 1896. Hoje, provas de pista e Mountain Bike são categorias olímpicas e desde 2008 o BMX também se tornou.

O primeiro Campeonato Mundial de Estrada da UCI foi organizado em 1927. Atualmente, eles são circuitos entre 12 e 17 km, com uma largada em grupo em uma distância total percorrida de aproximadamente 260 km. A prova de contra-relógio individual foi introduzida nos Campeonatos Mundiais em 1994. É percorrida em uma distância de 40 a 50 km para profissionais. Os competidores iniciam individualmente em intervalos regulares de 1 a 2 minutos. O competidor com o melhor tempo é o vencedor.

A UCI introduziu o UCI ProTour em 2005, que consiste em uma competição que agrupa os melhores times e os melhores corredores do mundo. É o circuito internacional mais prestigioso do ciclismo.

Texto traduzido do site da UCI por Rennan Stelle
Revisão: Thiago Soares

Nossos Parceiros & Apoiadores