Pista

Modalidades: Estrada Mountain Bike BMX Pista Cicloturismo

Prova de Pista

Velocidade – 200m
Uma corrida onde táticas são muito importantes. Depois da tomada de tempo nos 200m com uma largada lançada, os corredores competem entre si para a classificação,em 2 ou 3 voltas, dependendo da extensão do velódromo. Os perdedores ainda podem se classificar nas séries de repescagem. Das quartas de final em diante, os corredores competem entre si em dois matchs.

Velocidade por equipes
Esse evento espetacular é realizado com equipes de 3 corredores, em 3 voltas na pista. Cada corredor deve conduzir obrigatoriamente em uma volta. O último corredor termina sozinho. Nos Campeonatos Mundiais, as 8 equipes com melhor tempo se qualificam; quatro delas são eliminados no confronto um a um. Finalmente, as 2 equipes com o melhor tempo correm para decidir o vencedor.

Quilometro (500m para mulheres)
Um longo “sprint”. Essa é uma prova de contra-relógio individual, com uma largada parada. O competidor creditado com o melhor tempo é declarado vencedor.

Keirin
Nessa prova oriunda do Japão, 6 a 8 corredores competem entre si em um “sprint” de 600 a 700m que são realizados após uma corrida de 1400m seguindo um veículo ciclomotor que aumenta sua velocidade gradualmente com uma variação de 30 a 50km/h.

Perseguição individual
Dois corredores competem em uma distância fixa (Homens: 4km, Mulheres: 3km). Eles iniciam em lados opostos da pista. O vencedor é o corredor que alcança seu rival ou que marca o melhor tempo.

Perseguição por equipes
Duas equipes de 4 corredores competem em uma distância de 4 km. Eles iniciam de dois pontos opostos da pista. O vencedor é a equipe que alcança ao equipe rival ou que marca o melhor tempo.

Por pontos
Para os velocistas que sabem administrar seus recursos. Essa é uma especialidade onde o placar final depende do número de pontos conquistados e acumulados nos sprinters intermediários (a cada 10 voltas nos velódromos de 250 metros) e de acordo com as voltas vencidas. É realizada na distância de 30km para homens e 25km para mulheres.

Madison
Essa prova requer um alto grau de compreensão, pois é uma competição que acontece entre duas equipes de dois corredores com sprinters intermediários. O placar é definido pela distância e pontos conquistados pelos competidores. Com um máximo de 18 equipes, geralmente disputando em 50km, esse é um evento espetacular. Os membros das equipes podem realizar o câmbio com o toque de mãos ou tocando a coxa do companheiro. Enquanto um dos corredores disputa o outro circula em uma velocidade reduzida.

Scratch
Scratch é uma corrida individual baseada em distância (15 km para homens, 10 km para mulheres). O numero de participantes é limitado a 24. A largada é dada após uma volta neutralizada.

Texto traduzido do site da UCI por Rennan Stelle
Revisão: Thiago Soares

Nossos Parceiros & Apoiadores